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Curso Mindfulness para Saúde e Bem-Estar em 8 Semanas (Turma17)

25/07/2019

Curso Mindfulness para Saúde e Bem-Estar em 8 Semanas (Turma17)

Mindfulness para Saúde e Bem-estar - O Programa Passo a Passo em 8 Semanas
(Turma 17)

Aula Introdutória | 25 de Julho l de 2019 | Quinta | 20:30H (Aberta e gratuita)

[APRESENTAÇÃO] :

Bem-vindo(a) ao Mindfulness para Saúde e Bem-estar : o programa passo a passo em 8 semanas.

Este é o curso de Mindfulness de 8 semanas do Centro Cearense de Mindfulness (ccMind).

Este treinamento ajuda você a desenvolver o estado mental de mindfulness através de meditações e vivências específicas para o controle do estresse e da ansiedade.

Esperamos que ele ajude a trazer bem-estar e felicidade na sua vida pessoal e profissional.

Período do curso:

Início | 30 de Julho de 2019
Término | 17 de Setembro de 2019

Programação | Terças | 20:10 – 22:00H

Jul: 30
Ago: 6, 13, 20, 27
Set: 3, 10, 17

Local do curso :
Espaço Clara Luz
Rua Coronel Linhares, 452 - Meireles
(85) 3224-9832 | 85 98957-8799 (Whatsapp)
www.claraluz.pro.br/


VIVA UMA VIDA SAUDÁVEL COM MINDFULNESS!
APRENDA A REDUZIR O ESTRESSE E A ANSIEDADE EM 8 SEMANAS


APRENDA A REDUZIR OS EFEITOS DO ESTRESSE E DA ANSIEDADE EM SUA VIDA COM 8 SEMANAS DE MEDITAÇÃO MINDFULNESS


[O QUE É O CURSO?]

É um curso que utiliza técnicas para desenvolver o estado de Mindfulness (ou atenção plena, como tem sido traduzido no Brasil), e assim controlar o estresse, a ansiedade e cultivar o bem-estar na rotina diária.

Pioneiramente, desenvolvido pelo Dr. Jon Kabat Zinn, em 1979, no Departamento de Medicina da Universidade de Massachusetts, nos E.U.A, o programa é composto por meditações mindfulness que foram estudadas cientificamente por mais de 40 anos.

Este curso vai te ensinar a utilizar as principais ferramentas antiestresse do mindfulness, com uma abordagem simples, direta e extremamente prática.


[PARA QUEM É?]

Este curso é para as pessoas que querem :

1. controlar o estresse físico e psicológico e ter bem-estar na rotina diária;
2. aliviar sintomas da ansiedade e depressão com técnicas simples e eficazes;
3. praticar meditação para o autoconhecimento;
4. aplicar as habilidades mindful para aumentar foco, produtividade e tomada de decisões conscientes;
5. aprender os princípios de mindfulness para a felicidade pessoal e profissional.


[PARA QUEM NÃO É]

1. Está em crise de ansiedade, estresse e depressão;
2. Acha que desenvolver atenção e foco não funciona para você;
3. Tem muita resistência em se engajar em programas de mudança de hábito como meditar com frequência e fazer atividades físicas;
4. Tem muita dificuldade em cumprir etapas e fazer as coisas com disciplina e regularidade;
5. Acha que mindfulness é um programa de autoajuda.

Se você não resolve o estresse, sua saúde mental é abalada e doenças crônicas aparecem.


[QUAIS OS BENEFÍCIOS?]

A maioria de nós experimenta algum nível de estresse, geralmente na forma de emoções negativas mais comuns, como frustração, preocupação ou raiva.

Quando não resolvemos o estresse de forma adequada, nossa saúde mental é abalada e doenças crônicas aparecem, como pressão alta, diabetes, insônia, fadiga e dor de cabeça.

A neurociência mostra que a prática regular da atenção plena pode aumentar o tamanho das áreas cerebrais associadas ao aprendizado e à memória, além de encolher aquelas ligadas ao estresse e à ansiedade.

Isso reduz estresse mental e ansiedade, pois impede ruminações negativas sobre o passado e expectativas ansiosas sobre o futuro.

Outros benefícios é que aumenta o controle cognitivo, humor positivo, saúde, criatividade e produtividade. Como ferramenta social, aumenta a conexão com os outros e faz a comunicação ser clara e efetiva.

Com a prática de mindfulness, você pode ter benefícios em curto, médio e longo:

Benefícios de curto prazo

1.redução dos sintomas de estresse e ansiedade mais agudos;
2.melhora do sono;
3.corpo e mente mais relaxados;

Benefícios em médio prazo

1.calma e leveza em tudo o que faz;
2.melhora da memória;
3.melhor foco e concentração;
4.redução da dosagem da medicação;
5.diminuição de consultas médicas;
6.diminuição da frequência e intensidade das crises;
7.menor perda de tempo em exames complementares;
8.redução de gastos com tratamento médico.

Benefícios em longo prazo

1.autoconhecimento;
2.sentir alegria em viver;
3.ter bem-estar físico e psicológico;
4.ter uma vida centrada em valores significativos;
5.cultivar um estilo de vida saudável;
6.ter mais paz interior.

Aprender mindfulness significa mudar a maneira como escolhemos reagir ao estresse.


[COMO FUNCIONA?]

Você participará de um treinamento antiestresse baseado no protocolo “Promoção da Saúde Baseado em Mindfulness (mindfulness-based health promotion)”, desenvolvido no Centro Mente Aberta da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp.

Este é um protocolo adaptado do Redução de Estresse baseado em Mindfulness ( Mindfulness-Based Stress Reduction - MBSR) para o Brasil e países da América Latina

Este curso antiestresse trabalha meditações simples, sem misticismo ou religiosidade, sendo ideais para o foco no trabalho, romper hábitos e automatismos nas relações e enxergar os problemas de um modo diferente.

A cada aula serão apresentadas duas meditações mindfulness e a recomendação de serem praticadas durante os 6 dias subsequentes.

Nas aulas também serão apresentados os fundamentos conceituais que embasam as meditações e uma habilidade comportamental específica que pode ser aplicada à sua queixa ou necessidade principal.

Com o trabalho em grupo, você pode aprofundar os conceitos e a metodologia aplicados à vida pessoal e profissional, através da troca de experiências e ideias a respeito da melhor forma de lidar com os problemas.

Você será convidado a estabelecer uma rotina de meditação para sentir os efeitos com mais rapidez.

[O QUE VOCÊ VAI APRENDER]

Com o simples treino das meditações mindfulness e vivências direcionadas às suas necessidades, Você aprenderá a usar quatro habilidades essenciais para lidar com o estresse diário:

1.acalmar e concentrar a mente;
2.lidar objetivamente com pensamentos agitados;
3.controlar emoções difíceis;
4.adotar uma comunicação eficaz e assertiva nas relações pessoais e profissionais

Essas habilidades comportamentais fazem você ter clareza, resolutividade e objetividade em tudo o que faz, e, consequentemente, bem-estar todos os dias.


[O QUE VOCÊ VAI APRENDER?]

Neste curso, a cada semana você vai aprender a usar as habilidades comportamentais do mindfulness em situações de estresse e ansiedade:

Responsividade: responder aos invés de reagir;
Não resistência: quanto menos você resiste, menos os sintomas persistem;
Resolutividade: aproximar-se das situações estressantes ao invés de evitá-las;
Metaconsciência: deixar ir os pensamentos inúteis;
Aceitação: ver as coisas como elas são;
Autocompaixão: dar o autocuidado que você precisa;
Ação positiva: engajar-se em atividades revigorantes;
Estilo de vida consciente: estabelecer uma rotina de meditação.

Desta forma, você vai:

1.enfrentar o estresse e os desafios com humor e criatividade;
2,integrar a atenção plena em suas interações com os outros;
3.adotar um estilo de vida saudável.


O Programa Ideal para quem está começando a meditar e também para quem já tem experiência em meditação.


[O QUE VOCÊ VAI RECEBER]

1.O curso tem 8 aulas presenciais com 2 horas de duração;

2.Usa técnicas de curta duração que demonstraram ter efeitos duradouros no controle do estresse e das doenças associadas;

3.Aprendizado simples e prático através de estudos de caso e técnicas adaptáveis ao dia agitado;

4. Uso de planilhas e diário de bordo para registrar sua evolução e aprender mais sobre os padrões do seu estresse;

5. Plataforma digital para baixar áudios das técnicas e material complementar (pdf, slides, infográficos, planilhas, diário de bordo, imagens);

6. Na Área de Membros, os módulos são divididos em semanas, cada uma com seus respectivos conteúdos;

7. Acesso às aulas e materiais de apoio no início de cada semana;

8. Acesso por dois anos às aulas + materiais de apoio. Assim você pode refazer o curso quantas vezes quiser,

9. Participação em Grupo Privado do Whatsapp;

10. Certificado de participação de 16 horas/aula.


[DIFERENCIAL DO CURSO]

(ACOMPANHAMENTO PERSONALIZADO E AJUSTÁVEL À SUA NECESSIDADE)

Você será convidado a trabalhar com uma necessidade específica em todo o processo.
Poderá ser uma dificuldade em lidar com os sintomas do estresse e da ansiedade ou qualquer outro tema relevante para você no momento.

Será dado um passo a passo de como você deve proceder diante da situação que desencadeia o estresse através de uma meditação, uma habilidade comportamental, um registro da experiência.

Você pode compartilhar o case, as dificuldades e a aprendizagens com o grupo ou diretamente com o instrutor.

O instrutor dará um feedback pessoal ou em grupo para que todos possam receber as mesmas orientações. O feedback será dado de segunda à sexta no horário de 15 às 17 horas.

A ideia é sempre por em prática o que foi visto em sala de aula no contexto do estresse.

Desta forma, você não se sentirá perdido(a) e confuso(a) diante das dúvidas e dificuldades que surgem naturalmente durante o processo.

Isso é muito importante, pois sempre que você tiver dúvidas ou precisar de ajuda, o ccMind estará de plantão para te ajudar.

Em outras palavras, aqui você não estará sozinho, nós estamos sempre ao seu lado para garantir o seu aprendizado!


[COMO CONTINUAR O APRENDIZADO]

E SE EU QUISER CONTINUAR... : não tem problema, pois você pode fazer um novo ciclo de 8 semanas a qualquer momento ou se engajar em outros cursos promovidos pelo ccMind.



[CONTEÚDO PROGRAMÁTICO]

Ao longo de 8 semanas você receberá os seguintes conteúdos :

Semanas 1, 2 e 3 :acalmar e concentrar a mente - relaxar o corpo;
Semana 4, 5 e 6 : lidar com pensamentos agitados e controlar emoções difíceis;
Semana 7 : comunicação eficaz e compassiva.
Semana 8 : mindfulness na rotina diária


SEMANAS / TEMAS

[01] O que é mindfulness

Você conhecerá o conceito de estresse e como ele repercute negativamente na saúde mental.

Aprenderá que mindfulness é uma forma de desativar o seu sistema de estresse.

Na semana 01 do programa, você conhecerá:

-A relação entre estresse, dispersão e saúde mental: como essas variáveis se associam para abalar a sua saúde mental;

-Os três vilões da desatenção: piloto automático, multitarefa e diálogo interno;

-O que é mindfulness e por que é uma ferramenta que desativa o sistema de estresse;

-As meditações mindfulness: técnicas formais e informais para ancorar a atenção;

-Body scan: uma técnica para perceber o corpo no presente;

-A técnica da uva-passa: aprenda a sentir os estímulos sensoriais presentes no momento. Aprender a trabalhar em monotarefa.

-Responsividade versus reatividade


[02] Mindfulness da respiração

A Semana 02 se refere à respiração, uma forma mais sutil de ancorar a atenção. Ela está intimamente relacionada aos pensamentos e às emoções.

Trabalhar com a respiração é um dos recursos mais valiosos para controlar o estresse e a ansiedade.

Mindfulness na respiração complementa a prática do body scan (escaneamento corporal), fortalecendo seus efeitos e aprofundando o foco.

Nesta semana 02 do programa, você conhecerá:

-Mindfulness e o novo mindset: a prática de mindfulness é uma nova perspectiva de lidar com o estresse. O estresse depende da nossa percepção. Ativa o mindset de crescimento.

-A técnica atenção plena na respiração: vamos apresentar formas básicas de trabalhar com a respiração.

-Meditando na vida real: como é a prática na realidade. os desafios.

-Como aplicar mindfulness nas tarefas diárias: você pode aplicar os princípios de mindfulness ao lavar os pratos, escovar os dentes, tomar banho, arrumar o quarto ou o lugar de trabalho.

-Estresse primário versus secundário


[03] Mindfulness do corpo em movimento

Na semana 03, você irá se relacionar com as sensações físicas ao se movimentar e, assim, explorar seus limites físicos e psicológicos.

Ao ultrapassar seus limites físicos, você pode observar a impulsividade e a pressa influenciando suas decisões e tomando o controle da sua vida.

Você aprenderá que evitar as situações difíceis prejudica a saúde física e mental, enquanto que nos aproximar conscientemente das dificuldades nos traz criatividade, produtividade e bem-estar.

Na semana 03 do programa, você conhecerá:

- Mindfulness na respiração e body scan: consolidando o foco na prática formal;

-Alongamentos conscientes: percebendo os limites físicos e psicológicos;

- Caminhada meditativa: ir de um ponto A ao um ponto B consciente do ato caminhar alivia a tensão e mobiliza o corpo;

-Como funciona mindfulness?

- Respeitando os seus limites físicos e psicológicos.

-Aproximação versus evitação


[04] Mindfulness dos pensamentos

Você observará como os pensamentos agitados produzem estresse em sua vida e como usá-los a seu favor na tomada de decisões.

Na semana 04 do programa, você conhecerá:

-Sons e pensamentos: aprender a não se apegar aos pensamentos;
- Espaço de respiração: uma técnica simples para o estresse imediato;
- O que é desfusão cognitiva?: um recurso psicológico para lidar com pensamentos agitados;
-Deixar ir: um recurso poderoso contra o estresse.


[05] Mindfulness das emoções

As emoções são muito rápidas e voláteis e nos faz agir por impulso.
Mindfulness em situações difíceis enfraquece a influência negativa das emoções e você passa a agir por escolhas e decisões hábeis.

Na semana 05 do programa, você conhecerá:

-A técnica RAIN: com esta técnica você reconhece seu padrão emocional habitual e como ele influencia o seu comportamento;

-Aceitação: elemento-chave para alterar o estresse a seu favor.


[06] Autocompaixão

Ficar preso ao passado desenvolve o hábito da preocupação, baseado em mágoas e ressentimentos.

A forma de você se libertar de ressentimentos e mágoas é tendo autocompaixão.

Autocompaixão é uma habilidade socioemocional que possui três elementos: 1.consciência das dificuldades, 2. saber que as dificuldades são inerentes à vida humana e 3. ter autogentileza diante das dificuldades.

Esta semana mostra como desenvolver a autocompaixão.

Na semana 06 do programa, você conhecerá:

-O que é autocompaixão: como usar esta habilidade socioemocional para uma comunicação efetiva.
-A autocompaixão : os três elementos. os sistemas neurobiológicos;
-Os benefícios da autocompaixão
-A prática da compaixão: reconhecer e cultivar a autocompaixão;
-A escuta ativa.


[07] Mindfulness e positividade

O estresse diminui o desempenho nas tarefas diárias. Esta semana mostra como isso acontece através do conceito de funil da exaustão.

Corresponde a um modo, geralmente inconsciente, no qual você decide buscar incessantemente soluções para os problemas imediatos, sem levar em conta suas necessidades. Isso leva você ao esgotamento físico e mental.

- A resposta aos estressores: como o estresse declina o desempenho;
-Desafios proporcionais às habilidades para controlar o estresse;
-Construir a positividade : Olhar o positivo na rotina. Equilíbrio entre atividades revigorantes versus desgastantes. Escuta ativa.


[08] Mindfulness na rotina diária

Adote um estilo de vida mindful

Neste último encontro, você já tem desenvolvido as habilidades da atenção plena e consegue acessá-las com relativa facilidade, tais como:
1.acalmar e concentrar a mente;
2.lidar objetivamente com pensamentos agitados;
3.controlar emoções difíceis;
4.adotar uma comunicação eficaz e assertiva nas relações pessoais e profissionais

Essas habilidades serão mantidas através de um cronograma pessoal de práticas discutidas no grupo, sempre tendo em mente que Mindfulness é um aprendizado para toda a vida.


[DEPOIMENTOS]

Veja os depoimentos de alguns alunos que passaram pelo programa.

“ Depois do programa, consigo enxergar quando entro em situações difíceis. Isso foi um grande passo para mim” Rosa ( Gestão de pessoas )

“Deixo de pensar muito sobre algo de que não preciso fazer agora. Digo a mim mesmo : ‘ Agora isso não é importante’ e minha mente retorna mais facilmente ao que importa.” Rocha (bancário) :

“Tomo decisões com mais facilidade." Helena ( funcionária pública – concurseira)

“Aplico algumas técnicas nos meus atendimentos.” Albano (psicólogo)

"Consigo ver que minha vida está um caos. Isso me dá a oportunidade de saber por onde devo começar a melhorar.” Conceição ( fonoaudióloga)


[INSTRUTOR]

Áthila Campos, PhD

Doutor em Ciências (Unifesp) / (EPM); Instrutor com certificação em MBHP (Mindfulness-Based Health Promotion) – Centro Mente Aberta (Unifesp).

Tem mais de 16 anos de experiência atuando com meditação mindfulness no contexto do estresse físico, psicológico e no ambiente de trabalho.

Currículo Lattes - CV: http://lattes.cnpq.br/0039054701110577
Site : http://centrocearensemindfulness.com.br
Facebook : facebook.com/centrocearensedemindfulness
Instagram : @centrocearensedemindfulness
Contato :mindfulnessceara@gmail.com
Tel. 85 999695661 / 85 988296975 / Fortaleza / Ceará


[INVESTIMENTO]

Mindfulness para Saúde e Bem-estar - O Programa Passo a Passo em 8 Semanas ( Turma 17 )

Opções de pagamento : 1,2,3,4 e 5

1. Programa de 8 semanas ( 8 aulas ): 2x 327,50 = R$ 655,00;
Cartão em 2 vezes (entrada no cartão de débito e a segunda no cartão de crédito);

2. Pagamento em cheque com desconto: 2x 310,00 = R$ 620,00
Cheque (entrada para o dia + pré-datado com 30 dias).

3. Pacote Família (pai, mãe e filhos / cônjuges): 2x 310,00= R$ 620,00
Cheque (entrada para o dia + pré-datado com 30 dias).

4.Estudantes de graduação (mediante declaração de matrícula atualizado);
Ex-alunos dos programas de 8 semanas ou outro formato do Centro Cearense de Mindfulness: 2x 310,00 = R$ 620,00
Cheque (entrada para o dia + pré-datado com 30 dias).

5.Pagamento à vista com desconto : R$ 590,00 (dinheiro ou cheque do dia)


[POLÍTICA DE CERTIFICAÇÃO]

1. É indispensável a confirmação da presença na secretaria para a emissão do certificado;
2. Alunos com menos de 5 encontros não terão direito à certificação;
3. A certificação será concedida para alunos que concluírem no mínimo 5 encontros;
4. Não será contabilizada a aula introdutória para fins de certificação;
5. Os certificados serão expedidos via e-mail no formato PDF, em até 20 dias úteis contados da data do último encontro;
6. Fica inviabilizado o envio de certificado por e-mail para aqueles alunos com dados incompletos.


[POLÍTICA DE REEMBOLSO]

DO PEDIDO DE CANCELAMENTO E REEMBOLSO

Caso haja necessidade de cancelar a turma, reembolsaremos os valores cobrados integralmente.

PEDIDO DE CANCELAMENTO E REEMBOLSO ANTES DO INÍCIO DAS AULAS

1.Caso você tenha realizado a inscrição e algo impossibilite seu comparecimento, pedimos que entre em contato com 48 (quarenta e oito) horas de antecedência do início do curso.
Neste caso, o valor pago ficará como um crédito em sua conta e poderá ser utilizado para a inscrição:
a) no mesmo curso e na próxima turma;
b) em outro curso oferecido pelo ccMind (presencial ou online) de igual valor;
c) transferência para outra pessoa.
Caso não aceite as condições acima, será reembolsado, mediante pedido formal, nos termos previstos no caput.
O reembolso ensejará cobrança de multa compensatória equivalente a 30% sobre o valor do curso, a título de remuneração dos custos operacionais despendidos pela CONTRATADA.

PEDIDO DE CANCELAMENTO E REEMBOLSO APÓS O INÍCIO DAS AULAS

1) O pedido de rescisão, após a primeira aula, mediante pedido formal na secretaria do curso, poderá ser feito no prazo de até 72 (setenta e duas) horas.
Neste caso, o valor pago ficará como um crédito em sua conta e poderá ser utilizado para a inscrição:
a) no mesmo curso e na próxima turma;
b) em outro curso oferecido pelo ccMind (presencial ou Online) de igual valor ;
c) transferência para outra pessoa.
Caso não aceite as condições acima, será reembolsado, mediante pedido formal à secretaria, e ensejará cobrança de multa compensatória equivalente a 30% sobre o valor do curso, a título de remuneração dos custos operacionais.
2.Não haverá devolução após o prazo de 72 horas por qualquer motivo, incluindo tivos de viagens a trabalho ou doença, podendo as aulas perdidas serem repostas apenas na próxima turma, mediante agendamento prévio;
3.Os Casos excepcionais serão tratados pela coordenação.


IMPORTANTE

A certificação não autoriza ou habilita o aluno a conduzir grupos de mindfulness sem formação em centro especializado.


[DAS AULAS]

O curso é composto por 9 aulas sendo que:
a)A Aula introdutória é aberta e gratuita;
b)A Aula experimental é aquela em que o aluno deseja conhecer a dinâmica do programa e decidir se vincular ou não.
c)Apenas a Aula 1 se enquadra na categoria Experimental a um custo de R$ 150,00 (Cento e Cinquenta Reais), caso não decida participar das aulas restantes.


[INSCRIÇÕES]

Local : Espaço Clara Luz
Rua Coronel Linhares, 452 - Meireles, Fortaleza - CE, 60170-240
(85) 3224-9832 | 85 98957-8799
www.claraluz.pro.br/


[INFORMAÇÕES]

mindfulnessceara@gmail.com
85 999695661 (WhatsApp - Tim) | 85 988296875 (Oi)


[CASO VOCÊ TENHA ESSAS PERGUNTAS FREQUENTES, VENHA À AULA INTRODUTÓRIA!]

Qual a política de reembolso?
Viajo muito e não estou conseguindo acompanhar. Como faço para ser ressarcido?
Posso fazer o programa se não consigo meditar?
Faço Yoga há algum tempo. Pode me dizer a diferença entre Yoga e Mindfulness?
Eu tenho depressão e gostaria de fazer individual.. Há possibilidade?
Estou em crise de ansiedade. Posso fazer para melhorar?
Uma pessoa que já pratica há muito tempo outra meditação não vai querer se engajar neste programa.
Não consigo me concentrar nos estudos, minha memória é falha e esqueço as coisas com facilidade. Esse programa serve para mim?
Para incluir no ambiente de trabalho, a diretoria deve passar por um programa de oito semanas?
Preciso faltar algumas semanas. Isso não prejudica?
Vou parar porque estou passando por dificuldades em casa e na família.. Acho que vou parar..
• Não consigo acompanhar o programa...fico ansiosa em não ter entendido as outras semanas.
• Não consigo meditar 20 min, conforme preconiza o programa. Por quanto tempo devo meditar?



Livro - texto : Atenção Plena - Mindfulness : Como encontrar a paz em um mundo frenético - Mark Wiliams e Danny Penman - Editora Sextante.







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